Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate this Page

ONLINE
1





Partilhe este Site...

 


 


O que é sublimação?
O que é sublimação?

O que é Sublimação?

   

Muita gente se pergunta como funciona as coisas, até mesmo antes de eu conhecer esse mundo mágico e lucrativo dos foto produtos, eu ficava me perguntando “como que eles fazem para a foto ficar estampada na caneca, como que acontece para a caneca ficar bonita e encantar tanta gente (inclusive eu que estou aqui ainda encantado com tanta vantagem de saber como se faz isso)".

Depois que eu descobri como se faz para fazer a caneca e vários outros foto produtos, me veio outra dúvida corriqueira que não queria mais sair da minha cabeça:O que acontece para a tinta que está no papel ficar grudada na caneca? Sim! O que rola ali, nas entrelinhas do papel com a superfície lisa e brilhante da foto-caneca? Fiquei um bom tempo me coçando e me perguntando: O que de fato acontece naqueles 3 minutos que nós esperamos para que a tinta saia do papel e fique grudada na caneca? O que realmente é a sublimação?

E o que eu fiz? Fui atrás dessas respostas, e acabei descobrindo… o que é a tal da sublimação? E acabei sabendo o que acontece… um processo bem interessante, algo que nunca eu tinha imaginado que fosse, e que realmente é! Continue lendo que eu explico para vocês como funciona!

O que é Sublimação?

Para quem ainda lembra as aulas de química vai recordar das aulas de mudanças de fase da matéria como condensação, solidificação, liquefação e sublimação… Mas vamos ao que nos interessa: Sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado líquido.  Como por exemplo, a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado sólido. Na estampa sublimática, bastante utilizada na confecção de foto produtos, acontece o mesmo processo. A tinta para sublimação que está no papel transfer em seu estado sólido entra em contato com o tecido ou superfície do foto produto e através de calor e pressão que evapora penetrando nas fibras do tecido, ou demais superfícies. Para ser mais claro veja essas imagens:

 

Como vemos nesta imagem, temos o papel transfer (Sublimático), a camada de tinta e a superfície do foto-produto (neste caso usei um tecido como exemplo) o material a ser estampado deve ser poliéster pois sua absorção é alta para esse pigmento obtendo-se melhores resultados.

 

 

Quando expostos a altas temperaturas a tina sublimática (como já diz o nome) ela sublima, ou seja, ela passa de seu estado sólido diretamente para o gasoso, e se estiver em contato com alguma superfície que absorva essa tinta (caso do foto produto), o vapor irá penetrar nas fibras de poliéster da camiseta ou na resina de poliéster que está presente nos pratos e nas canecas personalizáveis tingindo essas superfícies.

 

Resumindo tudo: A tinta que estava no papel evaporou e migrou para as fibras ou resina de poliéster presente nos foto produtos, que voltou ao seu estado sólido quando em contato com essas superfícies!